terça-feira, 13 de setembro de 2022

[MT] Sintep-MT realiza quatro dias de debates sobre Educação Pública

Às vésperas das eleições gerais, em outubro, os trabalhadores da educação promovem o debate sobre a plataforma educacional para o ensino público no estado e no país.

Começou nesta quarta-feira (07/09), a partir das 15 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso (Homat), em Cuiabá, o XVIII Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), com o tema “Democracia, Educação e Trabalho: “Esperançar por um novo projeto de nação”. A atividade acontecerá até o dia 10 de setembro, no formato híbrido, com parte dos delegados de forma virtual e outros presencialmente. São esperados cerca de 750 participantes.

Na abertura do Congresso teve apresentação musical com a dupla de estudantes José Augusto e Gabriel, da Escola Estadual José Leite de Moraes, de Várzea Grande, que apresentaram sucesso da moda de viola e do sertanejo. Os cantores estiveram no evento acompanhados do professor Odenil Seba, responsável pelo desenvolvimento de oficinas culturais na unidade várzea-grandesse. “Temos oficinas de violão, violino, saxofone e coral”, informa o educador.

Na composição da mesa os participantes presenciais e virtuais, como a secretária Geral do Sintep-MT, Miriam Botelho, reafirmaram a importância do Congresso às vésperas das eleições, para a defesa do projeto de educação que se quer ver implementada. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, em sua participação de forma remota, destacou como grande desafio para os educadores “definir no dia 2 de outubro o embate entre a civilização e a barbárie, para se estabelecer o diálogo fundamental para a Educação Pública”.

A representante da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), professora do instituto de Saúde Coletiva, Márcia Leopoldino Corrêa, ressaltou o momento como desafiador para reafirmar o projeto de Educação Pública. “Que projeto de qualidade queremos”, interpelou.

(Sintep-MT, 7/09/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário