quinta-feira, 15 de setembro de 2022

8 em cada 10 professores da rede pública relataram dificuldade em atender alunos com deficiência na pandemia, aponta pesquisa do Cetic

8 em cada 10 professores da rede pública relataram dificuldade em atender alunos com deficiência na pandemia, aponta pesquisa do Cetic.

O atendimento aos alunos com deficiência foi uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores das redes de ensino pública e particular nos anos de pandemia, mostra levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Os dados são referentes a 2021 e foram divulgados nesta terça-feira (12).

Segundo o levantamento, 80% dos professores de ensino fundamental e médio da rede pública (municipal, estadual e federal) relataram dificuldade em atender alunos com deficiência durante a pandemia. Na rede particular de ensino, o percentual foi de 60%.

O estudo foi feito com 1.865 professores de todo o país entre setembro de 2021 e maio de 2022.

Ana Maria Freire é coordenadora pedagógica do Colégio Escritor Monteiro Lobato, em Porto Alegre, e conta que precisaram de protocolos específicos para atender alunos com deficiência. Era preciso viabilizar o atendimento presencial de professores a alunos que precisavam.

A aluna Bruna Medeiros, de 18 anos, viveu o outro lado da experiência e conta que o despreparo dos professores para lecionar em uma situação de pandemia foi perceptível. Bruna é autista, diagnosticada há 3 anos, e teve dificuldade para concluir o ensino médio pela escola estadual em que estudou, em Resende, Rio de Janeiro.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário