quarta-feira, 3 de agosto de 2022

CNTE participa da sessão solene em celebração dos 30 anos da UNCME

 

Foto: Elaine Menke/Agência Câmara

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) celebrou os 30 anos de existência em sessão solene realizada nesta terça (2) na Câmara dos Deputados em Brasília (DF). A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participou do evento.

O presidente da UNCME, Manoel Lima, destacou: "A UNCME tem um marco na educação brasileira por sustentar a defesa do municipalismo, dos conselhos municipais de educação. Somos mais de 5.400 conselhos, mais de 60 mil conselheiros no Brasil discutindo a educação de qualidade e a gestão democrática em seus princípios".

A secretária de combate ao racismo da CNTE, Iêda Leal, avalia: “Ao longo desses 30 anos podemos afirmar que a UNCME é também uma parceira para continuarmos avançado na luta por uma Educação Pública de qualidade e fortalecer a luta por um país melhor”.

Ieda Leal agradeceu a participação de todos no fortalecimento da Escola Pública e reforçou que a construção e o fortalecimento de Conselhos, e nesse caso a UNCME, deve ser sempre para fortalecer a Democracia e nossa representatividade. “Sigamos juntos em defesa da educação e do fortalecimento do controle social dos nossos Conselhos para podermos continuar guardando com respeito e carinho a nossa capacidade de organização da sociedade civil para cuidar da educação.”

Sobre a UNCME
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, foi criada em 1992. Organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes colegiados, a organização pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.


Fonte: CNTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário