quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Infestação de aranhas caranguejeiras preocupa professores do CMEI abrigo do Salvador

 

O aparecimento das aranhas começou a ser registrado no dia 22 de julho nas instalações do Centro Municipal de Educação Infantil Abrigo do Salvador, que fica no bairro de Brotas. Segundo documento encaminhado à Gerência Regional Centro, ao Conselho Escolar e as Gestoras do Centro, no dia 26 de setembro, as aranhas apareciam em todos os lugares do prédio: biblioteca, nas salas, banheiros, no parque e corredores. Algumas foram encontradas pelas próprias crianças enquanto brincavam ou assistiam às aulas, o que deixou assustada toda comunidade escolar. As crianças matriculadas na unidade têm entre 02 e 06 anos de idade.

No dia 27 de setembro, em resposta a solicitação dos professores e professoras, as aulas do turno vespertino foram suspensas e ocorreu a primeira dedetização. Mas o problema não foi resolvido e os animais continuaram aparecendo, o que fez com que fosse solicitada outra dedetização, feita no dia 07 de outubro. O problema não foi solucionado e as aranhas não pararam de aparecer e o conselho foi novamente notificado “Diante da aparição de número considerável de aracnídeos, mesmo após duas dedetizações, passamos a documentar com imagens, enviar comunicação para e-mail do CMEI, grupo pedagógico/gestão do WhatsApp/CMEI, convocar a gestora para verificar em loco, ou comunica-las verbalmente. Importante destacar que não sabemos qual a espécie das aranhas ou se são peçonhentas.”

As respostas ainda não chegaram  e, diante do risco, hoje (24/10) as aulas na unidade foram suspensas. Os educadores aguardam soluções para o problema que já dura 4 meses. “Optamos por não receber as crianças a partir de segunda-feira, 24 de outubro de 2022, e enquanto não houver estrutura e segurança necessária para o funcionamento. A criança é sujeitos de direito. É nosso dever garantir sua proteção integral com prioridade absoluta. Material pedagógico será impresso e também enviado via WhatsApp para atividade remota” diz a carta encaminhada à comunidade escolar.

Solicitação de Ar condicionado

O Ministério Público da Bahia, Promotoria de Justiça de Educação da Capital, sob a responsabilidade do Promotor Dr. Valmiro dos Santos Macêdo instaurou Inquérito Civil IDEA 183852/2022 para requer da SMED a instalação de ar condicionado para todas as salas do CMEI Abrigo do Salvador.

Em 11 de outubro de 2022, a Vigilância Sanitária esteve no CMEI. A equipe instalou um termômetro em umas das salas e a temperatura interna e externa foi aferida das 10h18min às 16h18min. As salas da creche se encontram no poente. O sol incide nas salas a partir das 11h e perdura até o final da tarde. Temos observado que o incômodo com calor tem interferido no andamento das atividades pedagógicas, muitas vezes precisamos sair da sala.

No momento de pico a temperatura interna na sala G2A chegou a 30 graus. Entre 10h e 16h a temperatura interna e externa oscilou entre 28 e 29 graus. Todos os dados coletados foram entregues a equipe da Vigilância que recolheu o material no final da tarde. É imprescindível que se instale os APARELHOS DE AR CONDICIONADO nas salas para atender aos padrões mínimos de qualidade do ar interno.

Fonte: APLB Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário